Morumbi 11 5181 0644
Brooklin 11 5506-9054

Freios

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens. Embora sejam os componentes de um sistema de freios rigorosamente projetados e fabricados, o uso contínuo dos freios durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes.

Estes desgastes serão compensados por dispositivos automáticos de ajuste incorporados ao sistema de freio pelo fabricante. Contudo, a necessidade de substituição de certos componentes após determinado tempo de serviço deve ser prevista.

O Freio é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.

As peças de fricção são :

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
  • Pastilha de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
  • Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio
      As peças que formam o sistema hidráulico são :

 

  • Cilindro mestre – é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.
  • Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.
  • Cilindro de roda – é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.

 

  • Pinça de freio – é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o disco.

Fonte:
midas - Freios
MIDAS Auto Center